Jornal Online

15/10/201315 dicas para ajudar seu filho a enfrentar as provas da escola

Texto Luciana Fleury

Basta a escola informar as datas previstas para a famosa “semana de provas” para que um clima de tensão se instale em sua casa e a rotina de estudos sofra uma drástica mudança? Atenção. A prova é parte importante da avaliação e, claro, o baixo desempenho pode levar à repetência, porém, elas devem ser encaradas como uma simples rotina.

Como evitar o desgaste de perceber, na véspera da prova, que seu filho não absorveu o conteúdo mínimo necessário ou que tem muitas dúvidas sobre determinado assunto? Como ajudar diante da grande quantidade de disciplinas e assuntos que são cobrados neste momento?

Apresentamos aqui uma fórmula infalível para resolver estes problemas e fazer com que este período seja tranquilo e até prazeroso: garantir que seu filho estude um pouco a cada dia, desde o começo do ano, de forma organizada e contando com seu acompanhamento. Algo que, se não está sendo feito, deve ser iniciado imediatamente.

Isso significa fazer a lição de casa e os trabalhos solicitados, mas também rever o conteúdo passado em cada aula, diariamente. O ideal é, junto com a criança ou adolescente, montar uma tabela com as disciplinas que serão estudadas a cada dia da semana, determinando um horário para que isso seja feito. Por exemplo, no caso de quem estuda pela manhã, que a segunda-feira à tarde seja dedicada para revisar os conteúdos das disciplinas das aulas previstas para terça-feira. A estratégia permite ao aluno perceber se tem dúvidas e resolvê-las com o professor já na aula seguinte e também deixa os assuntos “frescos” para a complementação que virá.

Destacamos também, a importância da participação dos pais neste processo. É envolver-se, acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova, pois o conhecimento adquirido na escola servirá para os desafios pessoais e profissionais da vida.

Ressaltamos que o estudo contínuo deixa a aprendizagem mais fácil, amplia a confiança do estudante para os momentos de avaliação e, assim, ajudam a tornar a escola algo prazeroso.

Listamos 15 dicas sobre a melhor postura a tomar antes, durante e depois do período de provas, mas ressaltamos que elas apenas complementam a orientação essencial, que é a do estudo contínuo.

ANTES DAS PROVAS
1. Estabelecer uma relação de confiança e responsabilidade;
2. Acompanhar anotações e atividades realizadas nos livros e cadernos;
3. Ficar atento à autocorreção;
4. Incentivar o estudo com resumos;
5. Comparar o conteúdo que será avaliado com o que será ensinado.

DURANTE A SEMANA DE PROVAS
1. Manter a coerência e demonstrar confiança;
2. Explicar o objetivo das avaliações;
3. Oferecer ajuda;
4. Não “tolerar” a cola;
5. Fazer seu filho enfrentar o “problema”.

DEPOIS DAS PROVAS
1. Não se culpar por um mau resultado;
2. Rever a prova com seu filho;
3. Avaliar o aprendizado real;
4. Reavaliar a rotina;
5. Identificar possíveis problemas extraclasse.

15 dicas para ajudar seu filho a enfrentar as provas da escola O papel dos pais deve ser acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova

FONTE: