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26/03/2014Valorização da Cultura e do Saber Popular por meio da Capoeira e suas raízes Afro-brasileiras

O projeto "Valorização da Cultura e do Saber Popular por meio da Capoeira e suas raízes Afro-brasileiras" foi desenvolvido pelo nosso professor de Educação Física, Kaled Ferreira Barros, no ano de 2011 com os alunos do quarto e quinto ano. A sua ideia de trabalhar Capoeira surgiu de uma combinação de fatores que culminou nessa decisão. Além das orientações dadas por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da obrigatoriedade da Lei 10.639/03, somado ao interesse em “ampliar os horizontes” dos educandos, relativos à prática esportiva e a cultura do corpo e do movimento.

Ainda, nesse mesmo ano, seria o Ano Internacional dos Afrodescendentes, e o objetivo desta iniciativa era fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos e, também, promover o respeito à diversidade e heranças culturais. Portanto, uma ótima oportunidade para trabalhar a Capoeira como tema das aulas de Educação Física.

O projeto foi tão bem sucedido que o professor decidiu transformá-lo em artigo científico. Ele foi publicado na Revista Digital EFDeportes.com de Buenos Aires, leia o artigo no link http://www.efdeportes.com/efd177/a-capoeira-como-conteudo-do-ensino-fundamental.htm

Recentemente, o professor encaminhou seu projeto para Revista do Conselho Federal de Educação Física, e teve a felicidade de ser um dos escolhidos na edição de dezembro de 2013. Veja a matéria abaixo.

Valorização da Cultura e do Saber Popular por meio da Capoeira e suas raízes Afro-brasileiras

Valorização da Cultura e do Saber Popular por meio da Capoeira e suas raízes Afro-brasileiras

Valorização da Cultura e do Saber Popular por meio da Capoeira e suas raízes Afro-brasileiras