Jornal Online

01/02/2012Dicas: Guia de Estudos

1- Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Peça que algum familiar atenda ao telefone, avisando que você está ocupado. Se a ligação for para você, diga que telefonará logo que possível.

2- Procure um canto para estudar. Verifique se todo material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim.

3- Organize uma seqüência de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida, e assim por diante, de acordo com as necessidades prioritárias.

4- No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retome o trabalho.

5- Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra.

6- Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio. Não se compare aos outros, mas veja se não está perdendo tempo à toa.

7- Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxilio ao professor.

8- Evite fazer “visitas” à geladeira durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Aquela sede, aquela fome, ou a súbita vontade de ir ao banheiro – tudo isso é desculpa para não se concentrar.

9- Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como os adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para a sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!

Fonte: “Moderno Guia de Estudos”
Pedro Bandeira e Douglas Tufano