Jornal Online

07/02/2012Cultura: Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável da Internet.

"Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança"

Se por um lado crianças e jovens aprendem com muita rapidez a surfar nas inovações tecnológicas, deixando os pais e educadores muitas vezes assustados, sabemos que ética, cidadania, responsabilidade, consciência crítica e segurança são temas que os adultos podem (e precisam) ensinar aos jovens também no que diz respeito ao mundo digital.

INTERATIVIDADE - Ao entrar no site, o internauta tem acesso a um mapa interativo com a programação completa do evento nos 27 Estados brasileiros e nos 67 países que participam da campanha neste ano, e também encontra diversos materiais educativos como jogos que estimulam o aprendizado de dicas e conceitos de segurança, vídeos, cartilhas, livros educativos para ler e brincar com as crianças, banners para divulgação, etc. Um dos atrativos desse ano é o livro eletrônico de atividades "Jogue e aprenda" editado em 27 países pela Comissão Européia e traduzido para o português pela equipe da SaferNet Brasil. Inédito no Brasil, o livro Jogue e Aprenda está disponível gratuitamente para download no site da campanha, especialmente dedicado à crianças de até 09 anos de idade - link direto para download:
www.diadainternetsegura.org.br
Nele, pais e educadores encontrarão atividades lúdicas para brincar e aprender sobre como desfrutar das tecnologias com segurança. E, ao contrário do que o nome sugere, o evento não se resume apenas em um dia de mobilização. “A intenção é fortalecer a Internet enquanto espaço público, mostrar que é um lugar onde a cidadania também deve ser exercida, e essa é uma construção que demanda esforço coletivo e contínuo”.

SAIBA MAIS: Site do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil 2012: www.diadainternetsegura.org.br

FONTE: SaferNet Brasil

O Dia da Internet Segura é organizado pela Insafe a cada ano, em fevereiro, para promover uma utilização mais responsável da tecnologia online e dos celulares, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo. Este ano, Dia da Internet Segura (SID), terá lugar na terça-feira, 07 de fevereiro de 2012, e será centrado em torno do tema Conectando gerações e educar uns aos outros, com o slogan: "Descubra o mundo digital com segurança, juntos ..."

Fonte: www.saferinternet.org